O Emissário de Santos recebeu no dia 14 de outubro de 2017, o primeiro Brincar é Para todos, promovido pelo grupo Empresto Minhas Pernas. Diversos esportes fizeram parte deste projeto, entre eles, o Tamboréu. Pela primeira vez, adaptado ali mesmo na praia, para que as pessoas pudessem se divertir e se sentir em um jogo de verdade. O Tamboréu caiu no gosto de todos que ali estevam, onde puderam se sociabilizar e fortalecer os laços de amizade, respeito, paciência, solidariedade, alegria, partilhar e compartilhar cidadania. Sem dúvida, um esporte para todos. Entretanto, o objetivo maior foi levar o Tamboréu como meio de Inclusão Social e também falar sobre este esporte genuinamente santista.
A prática esportiva é algo muito importante não só como atividade física, mas como qualidade de vida através da integração. O esporte une as pessoas, cria valores e ajuda na inclusão social. Isto significa, viver bem com uma boa dose de esporte.
Só para se ter uma ideia: Mesmo não enxergando, as crianças puderam sentir a vibração no tamboréu ao tocar a bolinha. Aos que tinham habilidades motoras reduzidas, puderam participar e melhorar os seus movimentos e sentir a bolinha toca-los. E, aqueles que achavam que não tinham jeito para o esporte por ser cadeirante, puderam esboçar um sorriso de alegria eterna. Alegria sem preço, satisfação por pertencer a um grupo de pessoas. Sim, nós voluntários fomos incluídos neste grupo.
Entendemos que, a aplicação do esporte na rotina melhora a autoestima e une diferentes pessoas através de suas semelhanças: ensina e inspira, erra e acerta, aprende e triunfa. Esta é a maior recompensa que um esporte pode proporcionar e que temos orgulho em ter no Tamboréu – um esporte de inclusão social.
PARA CONHECER MAIS, CURTIR E COMPARTILHAR ACESSE: www.facebook.com/emprestominhaspernas