ANT Associação Nacional de Tamboréu ®
Sociedade Esportiva Independente
Santos • São Paulo • (13) 991 402 252
 

Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Anos 80 do Tamboréu!
NOTÍCIAS 27-10-2016


A década de 80 foi repleta de muitos torneios e campeonatos marcantes. E, equipes formadas por grandes jogadores que marcaram história. E, vários campeonatos importantes foram disputados graças ao grande interesse dos praticantes de Tamboréu em participar dos torneios Estudantis, do torneio A Tribuna, Pais e Filhos, dos torneios individuais, veteranos e outros.

A Liga Santista de Tamboréu teve nesse período como presidente em 1980, o Senhor Alberto Ramos de Almeida Junior; Na gestão de 81/82, o Senhor Nilson Waldir de Oliveira; Na gestão de 83/84, Raphael Sergio Rodrigues Martins; Em 85/86, Gercio Serafim Ribeiro; Em 87/88, Clodoaldo Borges Pupo e na gestão de 1989, o Senhor Antônio Feliciano.

A primeira impulsão da Liga, em janeiro de 1980, através da Copa Rail, na Praia, Inter-Duplas, como campeão o Internacional com Sergio Ricardo e Jose Basílio Figliorino (Zequinha); Vice-campeão o Fluminense com Clodinho, Ernesto (SP) e Henrique. Na Categoria Veteranos, como campeão o Internacional com Claudio C Pinho e Vasco da Cruz; Vice-campeão o Internacional com Fernando das Neves e Telmo. Categoria Juvenil, como campeão Silvio e Osmar do Internacional e vice-campeão o Tamoio com Mario e Ronaldo. A Copa Rail, sendo realizado no saibro contou com o Fluminense como campeão e o Internacional vice-campeão.

Algo a ser sempre lembrado por todos os atletas e as pessoas que acompanham o Tamboréu, ainda em janeiro de 1980, o A.A. Portuários inaugura as suas dependências esportivas com duas (2) quadras bem iluminadas somente para a pratica de Tamboréu, sendo considerada como as melhores quadras de saibro da época. Sem dúvida um grande marco para o Tamboréu.

Não poderíamos deixar de lado alguns torneios importantes da época como, o mais importante e aguardado entre os atletas, trata-se da sua decima quarta versão do Torneio de Praia A Tribuna. Com 210 duplas inscritas e 489 jogadores, despertava olhares cada vez mais atentos pelos organizadores, o público em geral e os jogadores pela satisfação e reconhecimento de seus esforços. E a entrega do Troféu Angelo Bartolotto entregue pelo jornalista Gilberto Bezerra ao presidente do Portuários Nelson Leal à dupla campeã do Portuários Evaldo Teixeira e Ivanilson, bem entrosados venceram o torneio da 14 A Tribuna. Este evento contava com a presença do Prefeito de Santos Paulo Gomes Barbosa, Nelson Leal, jornalistas Gilberto Bezerra e J.Lima, do jornal a Tribuna.

Enfim, ocorreu o Primeiro campeonato de Simples, no saibro, homenageou Jaime Pires. A realização do segundo Torneio de Tamboréu entre funcionários da Prodesan, Sabesp, Banespa e Banco do Brasil. Campeão Sapesp e Vice-campeão a prodesan. O Quinto Torneio Pais e Filhos com Walter Ranna e Ricado Ranna, pelo Portuários, O campeonato estadual no saibro, Campeonato Santista de Praia, O JUBAS - Jogos Universitários da Baixada santista e outros.

Em 1981, o Primeiro torneio Estudantil Inter-Duplas na praia, com 19 escolas inscritas, sendo 40 duplas até 14 anos e 30 duplas até 18 anos. E 17 duplas na categoria feminina, num total de 202 jogadores.

Em 1989, ocorreu a Sétima Copa Brasileira de Tamboréu na AABB, as Olimpíadas das Industrias, sendo Tri-Campeão a Carbocloro e vice a UltraFertil e o Jogo das Seleções, onde o Santos venceu o São Paulo na categoria de veteranos com Ranna, Sergio Lopes e outros.

Por fim, o Tamboréu é praticado em toda a orla de Santos nas quadras de areia em clubes com quadras de saibro, em São Paulo e outras cidades. Tendo um crescimento cada vez maior entre os seus adeptos. Mesmo com identidades culturais tão diferentes, o amor pelo esporte permite manter uma base solida e a sua continuidade.


Fontes de Pesquisas

Rodrigues, Carlos Alberto. Martins, Raphael Sérgio Rodrigues. Memórias Esportivas de Santos. Guarani. Ano 2001.Edição 1. Páginas 257.

http://www.unimonte.br/imprensa/genuinamente-santista-tamboreu-ganha-documentario-para-eternizar-sua-historia-50 . Acessado em 04/07/2016.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tambor%C3%A9u . Acessado em 05/07/2016.

 

 

 

 

 

 

 






 


 



 
  ANT Associação Nacional de Tamboréu
Sociedade Esportiva Independente
  Início
Fale Conosco
Cadastro
  ANT Santos
Artigos
Fotos
Vídeo
 
 
.:: • © Copyright 2008 - 2018, ANT Associação Nacional de Tamboréu ® • Santos • São Paulo • +55 13 991 402 252 • antsantos@antsantos.com.br • http://www.antsantos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.3 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy